Onde tudo começou
Foi em 2011, quando sua sócia-fundadora, Ligia Gibini dos Santos, foi adotada por sua fiel companheira - a Tequila. A border-lata mais amada do Brasil estava perdida na rua e começou a seguir sua futura companheira de aventuras, que não resistiu à sua carinha de cachorra abandonada e a colocou para dentro de casa. Tequila já tinha aproximadamente 2 anos de idade e muitos traumas a serem superados. Morria de medo de homens, não gostava de andar de carro e sofria com ansiedade de separação. Ligia, por sua vez, também não estava em sua melhor fase de vida. Prestes a terminar seu mestrado em Biologia, buscava um trabalho que realmente lhe fizesse feliz. Porém, antes de mais nada, precisava ajudar sua mais nova melhor amiga e, por isso, começou a frequentar uma escola de adestramento.
Enquanto treinava a Tequila, Ligia percebeu algo que para muitas pessoas ao seu redor era evidente: “Eu seria muito feliz trabalhando com cães”. Resolveu, então, investir nessa nova profissão. Por um ano trabalhou em uma creche canina para adquirir experiência e fez alguns cursos sobre passeio, petsitting e comportamento canino. E, finalmente, em 2012, iniciou sua própria empresa - a Tia das Patinhas!
No início, oferecia apenas passeios de rua e petsitting. Porém, a demanda aumentava a cada dia e Ligia sentia que o passeio de rua não era suficiente para suprir todas as necessidades de seus clientes de quatro patas. Para resolver esses novos desafios, um novo serviço foi criado: o Passeio Recreativo - um passeio no parque e em matilha, o que permitia que os cães socializassem uns com os outros e gastassem mais energia que no passeio de rua. Com o passar do tempo, a empresa foi se expandindo, oferecendo serviços como hospedagem e adestramento e tornou-se inviável para Ligia e Tequila continuarem o trabalho sozinhas.
E foi em 2019 que a Tia das Patinhas ganhou mais duas sócias: a Luciana e a Vanessa. Ligia e Luciana se conheceram lá em 2011, em um dos cursos de passeio canino. Luciana, que atuava como passeadora em Jundiaí, tinha planos de vir para São Paulo, junto com Vanessa, que também era passeadora na cidade da uva. As três mulheres apaixonadas por cães resolveram, assim, unir forças e desde então trabalham juntas para fazer feliz o maior número possível de cãezinhos e tutores.
História das Tias
Tia Ligia
Fundadora da Tia das Patinhas, Ligia Gibini, além de apaixonada por animais desde pequena, é bióloga, formada pela UNICAMP, e pós-graduada em Comportamento Animal, pela Unifeob. Atualmente, estuda Gestão de Negócios e Inovação, na Fatec, visando a melhora e o crescimento da empresa. Sempre em busca de conhecimento, para oferecer um serviço de qualidade e transformar a vida de cães e tutores.Durante a faculdade, fez pesquisa com macacos-prego na Mata de Santa Genebra e no Bosque dos Jequitibás, e estagiou no Zoológico de São Paulo e na ONG Associação Mata Ciliar. Antes de fundar a empresa, trabalhou em uma das primeiras creches caninas do Brasil e fez diversos cursos de adestramento, entre eles, com os comportamentalistas Dennis Martin, membro do British Institute of Professional Dog Trainers da Inglaterra e Dante Camacho, membro da equipe canadense SuperDogs. Em 2020, estudou sobre a relação entre Emoção, Motivação e Comportamento na Universidade de Barcelona.
Desenvolve os trabalhos de adestradora, consultora comportamental, anfitriã de hospedagem, atendimento aos clientes, comunicação e marketing. Sua atividade preferida é criar diálogos para os cães nos stories do Instagram.
Tia Luciana
Em 2011, Luciana, formada em Administração de Empresas e inserida no mundo corporativo, resolveu mudar de vida e seguir sua verdadeira paixão: os animais! Para realizar seu sonho, investiu em cursos de comportamento canino, petsitting e dogwalker, com profissionais conceituados no ramo. Sua dedicação permitiu que, em 2013, iniciasse sua carreira como dogwalker na cidade de Jundiaí, fundando sua própria empresa de passeios, a Cão Urbano. Luciana trabalhou como passeadora e pet sitter durante 6 anos, atendendo mais de 40 cães de diversas raças e alguns gatos também. Em 2019, buscando novos ares, Luciana uniu forças com a colega de profissão e tornou-se sócia da Tia das Patinhas.Atualmente, desenvolve os trabalhos de passeadora, pet sitter, anfitriã de hospedagem e gerente financeira da empresa. Sua atividade preferida é brincar de bolinha e cabo de guerra com os peludos, além de fazer muito cafuné em todos eles!
Tia Vanessa
Vanessa, formada em Logística, sempre teve cães e muitas vezes cuidava dos animais de estimação de membros da família e amigos, não profissionalmente. Em 2016, percebeu que essa atividade lhe proporcionava muito mais felicidade que seu trabalho da época e resolveu mudar de vida. Fez cursos de dog walker, petsitter e comportamento canino, iniciando seu trabalho como passeadora na própria empresa, a Pet a Pé, localizada em Jundiaí. Em 2019, Vanessa decidiu mudar de cidade e foi convidada por Ligia para tornar-se sócia da Tia das Patinhas.Atualmente, desenvolve os trabalhos de passeadora, pet sitter, anfitriã de hospedagem, adestradora e auxiliar de marketing e publicidade na empresa. Também é a responsável oficial pelo cuidado do Patinhas Móvel. Sua atividade preferida é ensinar Agility e truques fofos para os cães de passeio, além de tirar muitas fotos e fazer muitos vídeos dos peludos!